Como criar jogos online


Olá!

Já imaginou você mesmo criando seus próprios jogos? Que tal aprender o passo a passo de como criar jogos online?

Como a maioria dos usuários utilizam a internet para inúmeras coisas, os jogos online estão cada vez mais em alta, até porque em geral eles promovem uma maior interação entre os players, reunindo assim, num único jogo, pessoas de qualquer parte do planeta.

Dessa forma, muitos estão à procura de como criar jogos online e é esse o motivo do presente artigo.

Para isso, listamos as principais etapas para que saiba enfim como criar jogos online:

  • Planejamento do jogo online;
  • Fazendo um esboço do jogo online;
  • Escolhendo a linguagem apropriada;
  • Criando a linguagem virtual;
  • Testes.

Planejamento do jogo online:

Como criar jogos online

Nada na área dos games pode ser feito de qualquer maneira! Os jogos online como envolvem uma série de situações e conhecimentos, precisam de um bom planejamento para que o projeto não morra pouco depois de nascer! Por isso o planejamento do jogo online é fundamental para o sucesso do que pretende fazer.

Pense qual será o tipo de jogo que vai querer desenvolver: aventura? RPG? Corrida? Elabore com cuidado uma história para o seu jogo: dinâmica, cativante e emocionante! Após isso, faça uma pesquisa e verifique dentro do segmento que escolheu quais são os jogos mais simples e melhores que existem no mercado.

Baixe-os e observe seus pontos positivos e negativos, utilizando-os como uma referência, um verdadeiro modelo para o seu projeto.

Feito isso, anote todos os pontos que julgar interessantes num papel até considerar que é o momento para fazer um esboço do projeto.

Fazendo o esboço do jogo online:

Esse passo é fundamental para que consiga desenvolver um bom jogo online! Não tenha pressa durante essa etapa, pois quanto mais preciso for o esboço, melhor e mais fácil será na hora de criar os códigos.
Pense em todos os detalhes de como será seu jogo, desde os cenários até sua jogabilidade! Como serão os níveis de dificuldade ou até mesmos os tesouros que o herói irá encontrar durante o percurso.

Dependendo, alguns personagens precisam que sejam desenhados antes no papel para só então serem transferidos para o computador e assim ganharem vida!

A ferramenta de projeção que indicamos para que consiga elaborar cada vez mais esse esboço é o UNITY. Baixe o programa da internet, pesquise sobre seu funcionamento e faça com paciência tudo muito bem detalhado, até porque os fãs de games são exigentes.

Criando uma linguagem virtual:

Após a etapa do esboço feita no UNITY chegou o momento em que você deverá escolher o tipo de linguagem virtual mais apropriada para o seu game, ou seja, sob que plataforma online ele irá rodar: Java, flash, HTML5, etc.
Faça uma pesquisa antes de tomar essa decisão, pois muitos usuários não possuem esses recursos em suas máquinas. O flash sem dúvida é o mais popular e o Java vem residente nos modelos com Windows 10.

Testes:

Vale lembrar ainda que antes de colocar sem jogo online no mercado, é necessário que faça inúmeros testes visando não só encontrar erros de programação, mas também equívocos na própria história do jogo, bugs e uma série de outros problemas.

Considere pagar gamers para que teste horas a fio o jogo para indicarem problemas e sugestões! Certamente o jogo chegará ao mercado para ser baixado bem melhor.

Dica Extra:

Após falarmos sobre como você mesmo pode criar um jogo online, vamos a nossa dica final e a que consideramos o primeiro passo pra você se tornar um profissional nessa área!

Você já ouviu falar no CONGAMES?

Acho que já né?! Bom este é um Congresso Nacional sobre criação de jogos. Mas, não é simplesmente qualquer Congresso… Se você está considerando começar neste ramo e de maneira profissional, convidamos a conhecer o CONGAMES!

Comece agora, descubra como pessoas comuns fizeram para conquistar reconhecimento, trabalhar na sua paixão e se tornarem os melhores na área de criação de Jogos.

Aqui no site oficial do CONGAMES, você tem mais informações, ou basta clicar no botão abaixo e acessar a página do Congresso!

Eu te espero lá!