Como criar um jogo de PC?


Muito tem se buscado na internet sobre como criar um jogo de PC. Neste artigo iremos te dar uma visão macro sobre este tema e esperamos que você entenda todo o processo na criação de jogos.

Os jogos são sem dúvida alguma a parte mais interessante no uso dos desktop, ou seja, os computadores de mesa (PC). E não a toa, a demanda por cursos que ensinem como criar um jogo de PC só aumentam a cada dia, alimentando o sonho de muitas pessoas, sejam jovens ou mesmo adultos!

Como criar um jogo de PC

No presente artigo vamos lhe dar as regras básicas para que você tenha condições para criar o seu próprio jogo de PC, pois não existem “monstros de sete cabeças”, mas sim capacitação. Para isso, é importante saber:

  • Encontrando as ferramentas corretas;
  • Faça um jogo baseado em textos;
  • Escolhendo uma linguagem;
  • Jogos em 2D e 3D;
  • Considerações finais.

Encontrando as ferramentas corretas:

A primeira coisa que devemos ter em mente para compreendermos como criar um jogo de PC é saber quais as ferramentas que iremos precisar no sentido de nos auxiliar na elaboração do mesmo! É óbvio que no início não vamos poder utilizar ferramentas sofisticadas e de difícil entendimento, devemos então utilizar os mais básicos buscando observar a logística delas.

Esse primeiro passo é fundamental, pois quanto mais didática e visual for essa ferramenta, melhor será seu aproveitamento e, provavelmente, seu interesse.

Faça um jogo baseado em textos:

Ao selecionarmos algumas ferramentas possíveis de serem usadas, visando em especial à simplicidade, é hora de buscarmos mais ferramentas que nos façam colocar a mão na massa, ou seja, ir direto para a prática!

Para isso, precisamos iniciar com um jogo baseado em texto! Jogos sem gráficos, pois são leves e simples de serem feitos! Geralmente são jogos de “quiz”, aventura, RPG, etc. Nesse contexto, utilize um dos programas abaixo:

  • Este programa irá te ajudar a fazer jogos para navegadores.
  • Com o STORY NEXUS você poderá fazer jogos baseados em textos, mas com imagens estáticas.
  • Com o INFORM7 você terá uma ferramenta mais poderosa que as duas anteriores, além de contar com uma comunidade para troca de experiências e suporte.

Escolhendo uma linguagem:

Escolher uma linguagem é muito importante, pois após você criar seu simples jogo baseado em texto, você precisará de algo mais poderoso e profissional, no sentido de fazer jogos com movimentos e mais interessantes graficamente. Java, Flash, C+ são apenas algumas das linguagens que você deverá pesquisar para se capacitar!

Jogos em 2D e 3D:

Após a escolha da linguagem apropriada e com a bagagem que você já terá com a criação dos jogos baseados em textos, inicie fazendo jogos com gráficos simples em 2D e depois, ainda com mais experiência, faça jogos mais pesados e complexos em 3D.

Hoje sabemos que quanto maior o apelo visual, maior é o sucesso dos jogos principalmente entre o público infanto-juvenil.

Considerações finais:

Para fazer um jogo de sucesso, tenha em mente as seguintes considerações básicas:

  • Você deve fazer um jogo interessante para o público e não para você!
  • Faça níveis iniciais bem simples para evitar desestimular o jogador.
  • Cuidado com o design;
  • Faça testes antes de ofertar o jogo no mercado

E então, gostou dessa de dica de como criar um jogo de PC? Temos ainda uma última dica!

Dica Extra:

Após falarmos sobre como você mesmo pode criar um jogo online, vamos a nossa dica final e a que consideramos o primeiro passo pra você se tornar um profissional nessa área!

Você já ouviu falar no CONGAMES?

Acho que já né?! Bom este é um Congresso Nacional sobre criação de jogos. Mas, não é simplesmente qualquer Congresso… Se você está considerando começar neste ramo e de maneira profissional, convidamos a conhecer o CONGAMES!

Comece agora, descubra como pessoas comuns fizeram para conquistar reconhecimento, trabalhar na sua paixão e se tornarem os melhores na área de criação de Jogos.

Aqui no site oficial do CONGAMES, você tem mais informações, ou basta clicar no botão abaixo e acessar a página do Congresso!

Eu te espero lá!