Melhores programas para criar jogos


Olá pessoal!

Temos um assunto muito pedido por nossos leitores e amigos. Afinal de contas, quais são os melhores programas para criar jogos que recomendamos?

A criação de jogos nem sempre precisa ser algo complicado ou mesmo extenuante de fazer! Muitos criam esse mito porque tiveram pela frente ferramentas equivocadas e muitas vezes mal feitas, o que acaba frustrando e desestimulando. Por isso, indicamos neste artigo os melhores programas para criar jogos que certamente irão lhe ajudar muito em qualquer processo de desenvolvimento.

Para esse fim, optamos por selecionar programas que:

  • Sejam leves e possam rodar na maioria das máquinas;
  • Sejam fáceis de compreender, seja na elaboração ou mesmo na execução do jogo.
  • Que possuam algum tipo de suporte.

Melhores programas para criar jogos:

Melhores programas para desenvolver jogos

Então, seguindo esses princípios que consideramos fundamentais e assim agradar todos os níveis de usuários, selecionamos os melhores programas para criar jogos, confira:

  • Construct 2;
  • Game Maker Studio;
  • Unity;
  • Godot Engine

 Construct 2:

Esse programa é extremamente simples! Feito exatamente para aquele que não sabe programa uma linha de código. O mecanismo para você inserir no programa tudo aquilo que você quer fazer é absolutamente intuitivo, com esquemas de “copiar e colar” ou “arrastar”.

Sua única desvantagem é que ele não permite, caso saiba, inserir seus próprios códigos, até por ser uma ferramenta muito básica. No entanto umas das coisas que mais chamam atenção nesse programa é a possibilidade de exportar o jogo feito para uma plataforma específica que desejar.

Acesse o site do Construct 2

Game Maker Studio:

Assim como o Construct2, o programa Game Maker Studio também permite criar jogos a partir do esquema “copiar e colar” e “arrastar”, o que é uma prática ferramenta.

Por utilizar a linguagem C+, o Game Maker Studio é um programa com mais recursos e por isso mais poderoso que o Construct2, no entanto possui uma desvantagem que deve ser considerada: na sua versão FREE o jogo só pode ser exportado para um número restrito de plataformas, sendo elas as menos usuais. (Android, IOS e HTML5 não são suportados na versão gratuita).

Acesse o site da Game Maker Studio

Unity:

Esta já é um programa ainda mais potente que os dois outros programas apresentados até então! Consegue fazer jogos mais perfeitos, mas também requer mais tempo de dedicação sem a facilidade de ser intuitivo. Ou seja, ele é mais complicado, porém realiza jogos mais interessantes, tanto em 2D como em 3D.

Diferente do Game Maker Studio, sua versão free consegue exportar para todas as plataformas existentes o que é muito bom. No entanto, a limitação nesse tipo de verão é que existe um limite de jogos que podem ser feitos com ele. O que em si não é uma desvantagem, pois caso utilize com freqüência o programa vale a pena considerar a compra da versão completa.

Acesse o site da Unity

Godot Engine:

Note que estamos listando os programas numa ordem do mais simples ao mais potente, mas é você quem terá de escolher o melhor de acordo com as suas preferências e necessidades. Sendo assim, o Godot Engine é um programa que consegue criar jogos ainda mais poderosos que o Unity, e também consegue exportar seu jogo para a maioria das plataformas existentes.

É fácil de ser usado e plenamente intuitivo. Contudo, para usá-lo é necessário comprar uma licença junto a MIT.

Acesse o site da Godot Engine

E então, gostou da nossa lista com os melhores programas para criar jogos? Espere que tem mais uma dica!

Dica Extra:

Após falarmos sobre como você mesmo pode criar um jogo online, vamos a nossa dica final e a que consideramos o primeiro passo pra você se tornar um profissional nessa área!

Você já ouviu falar no CONGAMES?

Acho que já né?! Bom este é um Congresso Nacional sobre criação de jogos. Mas, não é simplesmente qualquer Congresso… Se você está considerando começar neste ramo e de maneira profissional, convidamos a conhecer o CONGAMES!

Comece agora, descubra como pessoas comuns fizeram para conquistar reconhecimento, trabalhar na sua paixão e se tornarem os melhores na área de criação de Jogos.

Aqui no site oficial do CONGAMES, você tem mais informações, ou basta clicar no botão abaixo e acessar a página do Congresso!

Eu te espero lá!