Microsoft incentiva meninas a programarem


Com o estimulo cada vez mais precoce em nossa sociedade dos meios tecnológicos, se torna fundamental a inserção de crianças e jovens na arte da programação.

E percebendo esse movimento sem volta, a poderosa Microsoft, sempre procurando estar na vanguarda da ciência da computação, observou nas meninas um belo caminho a ser percorrido. Por isso, hoje o tema do presente artigo é a seguinte manchete: Microsoft incentiva meninas a programarem.

Microsoft incentiva meninas a programarem

Mas o que de fato a mais poderosa empresa no ramo tem em mente ao promover esse tipo de incentivo?

  • Uma das ideias certamente passa pelo desejo em desenvolver a ciência da computação e novas competências entre as meninas.
  • Fomentar o mercado de TI de maneira lúdica, divertida e atraente nas meninas, ajudando a despertar interesses e, no futuro, formar novas profissionais com visão ampliada.
  • Despertar nas meninas e jovens a dinâmica necessária para que elas criem desde cedo o hábito de não buscarem respostas prontas, mas sim trabalharem suas próprias soluções.

Campanha destinada às meninas pela Microsoft

A Microsoft de fato esta engajada em plantar a semente que dará bons frutos no futuro, ou seja, a partir de campanhas voltadas exclusivamente para o público infantil do sexo feminino, garantir que elas tenham a devida estrutura cognitiva e psicológica para atuarem no ramo da ciência da computação. Área ainda dominada pelo universo masculino.

Neste sentido, a gigante empresa lançou recentemente no Brasil a campanha “eu posso programar para meninas” cujo principal objetivo segundo os organizadores é despertar talentos e competências nas jovens, fazendo com que elas consigam no futuro enxergar uma demanda e apresentar soluções viáveis, dentro de um raciocínio prático, lógico e criativo.

Esta campanha ainda tem em si uma finalidade multiplicadora, pois incentiva que as amigas das participantes também entrem no programa, cativando e trazendo para a ciência da computação várias outras meninas que certamente ainda não tinham imaginado um envolvimento com essa área do conhecimento.

Perspectivas de um futuro diferente a partir das ações de inclusão

Tais ações de inclusão visando o desenvolvimento da ciência da computação entre meninas de todo o planeta, apenas demonstra o interesse de empresas, no caso a Microsoft, em promoverem hoje um futuro diferente a partir de ações visionárias, inclusivas e proativas.

Se não percebessem nesse nicho algo com grande potencial de crescimento e mudança, certamente que não estariam tão empenhadas na geração de uma nova mão de obra, mais versátil, competente e dinâmica.

Além disso, assumindo outra perspectiva, a Microsoft, por exemplo, entende que a união de forças entre homens e mulheres é benéfica para toda a área de programação, unindo forças.

Segundo a empresa “we need all hands on deck right now”, ou seja, fazendo uma alusão sobre a importância do trabalho de todos na construção de um mundo onde a ciência da computação alcance patamares nunca antes imagináveis.

Por isso a necessidade atual de campanhas para trazer de vez a massa feminina para dentro da arte de programar, uma vez que hoje ainda são a minoria dentro das empresas.